Já vai fazer uma semana, tão Agosto ia o Outubro, bem diferente do que vai agora. Numa ida há muito anunciada até ao Alqueva assim se passou o sábado, entre um passeio de barco sobre aquela água imensa que compõe o maior lago artificial da Europa e um pôr-do-sol em Monsaraz, no Alentejo turístico e idílico.
A barragem do Alqueva, projecto já maduro, na casa dos cinquenta, viu a luz do dia em Fevereiro de 2002, quando começou o enchimento da barragem. Tem padrinhos e opositores, gente que advoga a sua pertinência e outra gente que o encara como extemporâno e, por isso, inútil. Para mim, alheia à discussão ambientalista, pousei os olhos na paisagem e retive a paz, a beleza e o cheiro do Alentejo. Aqui ficam uns momentos que captei e partilho convosco.
19 comentários:
Belas imagens!
Fiquei cheio de vontade de lá voltar, especialmente agora que o Novembro se inverna e as saudades do sol alentejano assomam.
Bom fim-de-semana
Por vezes...é necessário ficar indiferente...olhar com o nosso sentido...o nosso gosto...e tirar o nosso prazer.
Como te compreendo neste "flashar" de beleza.
Beijo.
Do ponto de vista da engenharia, inclusive, ambiental, não vislumbrei nenhuma problema neste projeto.
A construção de uma grande barragem, e a consequente formação de um lago, além de resultar numa paisagem bonita, é também objeto de muitos empreendimentos comerciais, tais como: geração de energia; melhoria da navegação; abastecimento de água; irrigação de pequenas, médias e grandes lavouras, dentre outros.
Um beijo!
Paula,
obg pela partilha, um belo passeio sem dúvida, e para partilhar a paz, nem que seja um breve momento, uma singela fracção, vale bem a pena alhearmo-nos de tudo o resto...
às vezes parece um mar, no meio do Alentejo, Paula...
bjs
Paulo,
E esta é uma boa época para visitar o Alqueva, no Outono.
Uma boa semana!
Outono,
É um olhar pessoal, de apreciação do que me rodeia...
Uma boa semana!
Oliver,
Sim, essas são as principais razões apontadas a favor do projecto. Contudo, os ambientalistas levantam outros problemas e dizem que a barragem, agora, já vem tarde...
Bjs
Flip,
Nem mais...
Uma boa semana!
Luís Eme,
Altera a fisionomia do Alentejo, tal como estávamos habituados a vê-la.
Paula,
Também fico assim, com os sentidos extasiados perante as águas imensas e as planícies a perder de vista. Lindas as suas fotografias. Belos registos da luz cálida, do branco e da sombra.
Bjs
Paula,
ainda não fui ao Alqueva!... Obrigada p'la partilha! belíssimas fotografias... apetece mesmo ir! e se a Paula diz que no Outono é bom...
boa semana
um sorriso :)
mariam
fantásticas as imagens Paula *
Parabéns e Obrigada :)
Não conheço o Alqueva. Como espectador interessado das reportagens televisivas fui acompanhando a evolução e transformação da região e espero que o investimento tenha realmente valido a pena. Pelas belíssimas fotos parece-me que sim.
Bj
Graça,
É, não é?! São lugares de encantamento...
Bjs
Mariam,
Pelo menos eu gostei... :)
Bjs
Once,
Eu é que agradeço a sua gentileza :)
Bjs
Paulofski,
Também espero que sim, que valha a pena. Mas bonito ficou :)
Bjs
Lb,
Thanks! Conheço que faça umas magníficas! :):)
Enviar um comentário