quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Incapacidade

Lamento muito desiludi-lo, senhor António, mas, por mais que me esforce, ainda não foi desta que consegui dizer mal de si. Gostaria de lhe fazer a vontade, de o surpreender, elevando-me assim da massa anónima de admiradores seus, dizendo que as suas crónicas são um enfado, são mais do mesmo - e que dizer do estilo! -, aquela mania de fazer apartes em parágrafos soltos, suspiros, falar com os seus botões…

Confesso a minha incapacidade para cumprir tal propósito. Prometo continuar a esforçar-me mas, ou a minha falta de jeito ou a sua inesgotável arte de bem pintar pequenos nadas, fazem antever um caminho difícil. A ver vamos: enquanto há vida há esperança…

Ver crónica de António Lobo Antunes, Eu, em Agosto, "Visão", 26/09/2008

13 comentários:

BlueVelvet disse...

Nem me digas nada.
Estou como tu.
A cada nova crónica, este senhor que antigamente me "encanitava" imenso, agora deslumbra-me.
E também procuro, mas não encontro nada.
Bjs

Luís Galego disse...

não tinha lido....ainda bem que por aqui passei...digam o que disserem António Lobo Antunes é um génio da palavra...ainda me recordo o que perturbou o seu manual dos inquisidores....

Paula Crespo disse...

Bluevelvet,
Gosto acima de tudo das crónicas: a capacidade de pesar cada palavra e fazer dela o eco das emoções é verdadeiramente deslumbrante. Não é para todos...
Bjs

Paula Crespo disse...

Luis,
Um génio, sim, de escrita rara e leitura difícil, como difícil é o autor, segundo consta e se vai ouvindo. Principalmente em versão romance, mais denso e com uma escrita que se faz rogada às primeiras investidas do leitor. Já nas crónicas, talvez por serem textos mais concisos, a apreensão das ideias seja mais imediata, mais fácil. Seja como for, continuo a deliciar-me com cada nova crónica em que ponho os olhos.

Anónimo disse...

Sofro da mesma incapacidade...

Cheers

Paula Crespo disse...

Tim,
Bem-vindo a este blogue e volte sempre!

Anónimo disse...

Pois a mim continua afascinar-me!
reconheço que essa não é das melhores, mas mesmo os génios têm direito a ter dias menos felizes, não acham?

Paula Crespo disse...

Carlos,
Não será exactamente a nº1, mas eu gostei. Sim, ele tem ainda melhor... :)

Paula Crespo disse...

Lb,
Sabe que são dois escritores que muito admiro? Gosto muito de Saramago, apesar de não colher muitas simpatias por aí... É do género "ou se adora, ou se detesta"! Mas ambos fazem excelentes composições psicológicas das suas personagens e são dois grandes mestres da escrita. E ambos com feitios difíceis, ao que se diz! :)

Luis Eme disse...

sim, as crónicas dele são de uma brutalidade inquietante, Paula...

ele despe-se e despe também as palavras...

poucos o conseguem fazer...

bjs

Paula Crespo disse...

Luis Eme,
E depura as palavras, entendo eu... Mas são crónicas quase sempre vestidas de amargura, de solidão...
Bjs

mariam [Maria Martins] disse...

também adoro as suas crónicas! e os livros, alguns de leitura não muito fácil, a ternura das suas cartas à mulher, comovente...
uma pena "perder" o nobel! não é justo! mas num espaço tão curto de tempo (desde Saramago) seria quase impossível ser atribuído de novo a um português...

sorrisos :)

Paula Crespo disse...

Mariam,
Desconheço quais sejam os critérios da Academia de Estocolmo, mas certamente não se restringem somente aos aspectos puramente literários...
Bjs e bom fim-de-semana!