quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Simone

Um dos seus primeiros rostos públicos, há 50 anos.


Vi, hoje à noite, a sua entrevista com Judite de Sousa, e o brilho nos olhos da jornalista deixava adivinhar o prazer que sentia ao conversar com ela. O seu prazer e o nosso.
Entrevistas destas não se conseguem todos os dias. A sua força é por demais conhecida entre nós; a sua coragem, o seu talento. Mas hoje, para além de tudo isso, houve também um grande momento de cumplicidade. Entre Simone e nós, espectadores, que a ouvíamos partilhar os seus segredos, as suas angústias, a sua imensa alegria de viver; o lado humano que nela transborda, de tão grande que é.
Não estive na homenagem pública aos seus 50 anos de carreira, mas partilhei, saborosamente, destes escassos minutos de intimidade, entre ela e nós, os outros. Porque de partilha se tratou.

22 comentários:

Ka disse...

Fui ao cinema e tenho pena de não ter visto (mas também não sabia). A ideia que tenho desde sempre de Simone de Oliveira é de ser uma mulher intensa e cheia de força. Ela sempre enfrentou tudo de cabeça erguida e é muito difícil ser sempre assim.

Vou espreitar no youtube pois pode ser que tenha a sorte de apanahr excertos da entrevista.

Beijos e boa 6ª feira :)

Paula Crespo disse...

Ka,
Pois eu também não sabia, apenas tropeçei na entrevista. Mas gostei. É como dizes, uma pessoa de muita fibra.
bjs

Anónimo disse...

Esta entrevista pode ser vista no site da rtp
http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1436
e penso também que vale a pena. é um testemunho muito lúcido de uma época que vai ficando esquecida e uma visão muito frontal sobre alguns aspectos dos nossos dias.
Para além do mais mostra-nos um lado humano muito intenso e interessante.

Paula Crespo disse...

Luis,
Obrigada pela dica. Vou lá ver.

Capitão-Mor disse...

E quem faz um filho fá-lo por gosto! :) Adoro aquela atitude descomplexada e o vozeirão!

Paula Crespo disse...

Capitão,
A frase ficou para a História, sem dúvida! Mas aposto que Simone já não deve poder ouvir falar dela, coitada! Mal sabia o Ary que se perpetuaria através do vozeirão desta Senhora...

Jorge P. Guedes disse...

Simone de Oliveira uma Senhora Mulher, desde que muito nova teve que enfrentar um pai austero, à antiga portuguesa, emancipando-se e vivendo a sua a vida das cantigas.
continupu igual asi própria, sem desvios de uma linha de conduta pautada pela certeza das suas convicções.
Apenas como curiosidade, fomos vizinhos em finais dos anos 60/ primeiros de 70, quando viveu com o Henrique Mendes na Av. Columbano Bordalo Pinheiro, em Lisboa, mesmo em frente ao Café Baloiço.

Saudações.
Jorge G.

Germano Viana Xavier disse...

Olá!

Passei por aqui...
Gostei do blog!

Abraços pernambucanbaianos...

Xavier
www.clubedecarteado.blogspot.com

Luis Eme disse...

A Simone é uma mulher Livre e sem preconceitos...

E pagou por isso, pela vida fora, Paula...

Paula Crespo disse...

Jorge,
"Uma vida pautada pela certeza das suas convicções". E isso fez a diferença.
Bom fim-de-semana!

Paula Crespo disse...

Germano,
Ainda bem que gostou :-)
Volte sempre.

Paula Crespo disse...

Luis Eme,
A liberdade tem o seu preço e é sempre caro.

paulofski disse...

A minha mãe admira bastante a Simone. Há uns anos ofereci-lhe o livro "Nunca Ninguém Sabe" de sua autoria onde conta a sua história e a sua batalha contra o cancro:
Diz Simone "Se me pedissem para contar a história de uma mulher a quem foi diagnosticado um cancro da mama, falaria dessa pessoa com o mesmo distanciamento com que falo de mim, quando conto a minha história. Ainda hoje me custa acreditar que me tenha acontecido a mim. Logo a mim..."

Leonor disse...

ah, não ouvi mas vou ver se ainda apanho.

Acho a Simone uma personagem bastante interessante, uma Mulher. Não deve ter sido fácil ter tomado algumas atitudes, mas realmente nós somos nós e as nossas circunstâncias

Paula Crespo disse...

Paulofski,
Também essa e outras histórias foram contadas durante a dita entrevista, Umas já conhecia, outras não. Mas sempre histórias de uma vida cheia, vivida. E isso é que importa: ter vivido e continuar a viver. Mesmo.

Paula Crespo disse...

Leonor,
Sem dúvida. Tomar opções e decidir, não é fácil.

muito querida disse...

concordo plenamente
tb eu gostei mto da entrevista mais que merecida com a Simone.

ah, tb gostei do teu blog.

beijos quentes

Paula Crespo disse...

Muito querida,
Ainda bem que gostaste. Bem-vinda e volta sempre!

aspegic disse...

MAS DESDE QUANDO É QUE A D. SIMONE É UMA ANTIFASCISTA??????? QUE EU SAIBA ELA NÃO PASSA DE UMA CANTORA LIGEIRA - NÃO COM 50 ANOS DE CARREIRA, POIS PERDEU A VOZ E DEIXOU DE CANTAR - ALINHADA NO NACIONAL CANÇONETISMO DE OUTROS TEMPOS AO LADO DE TANTO OUTROS... NÃO ENTENDO PORQUÊ A RTP LHE DÁ TANTA COBERTURA E TEMPO DE ANTENA? VILA FAIA PORQUÊ A D. SIMONE? COM TANTA ACTRIZ DE GABARITO, POR EXEMPLO A LOURDES NORBERTO E ESCOLHEM A D. SIMONE PARA UM PAPEL DE ACTRIZ? SERÁ QUE A RTP DEU TANTA IMPORTÂNCIA AO ESPECTÁCULO DO COLISEU POR VIR A MADALENA IGLÉSIAS? É POSSÍVEL. E DEPOIS A D. SIMONE TRATOU-A COM INDIFERENÇA NO PALCO, NÃO DEVE TER VISTO O COLISEU EM PESO DE PÉ A APLAUDIR A MADALENA IGLÉSIAS. E QUANTO À POLÍTICA... NÃO É POLITICA? PORRA... PASSA-LHES A MÃO PELO PELO A TODOS. JÁ ANDA LOUCA PARA TER UMA NOVA ORDEM DO ESTADO PORTUGUÊS, E CERTAMENTE ATÉ VAI TER JÁ NO PRÓXIMO DIA 10 DE JUNHO. E O QUE TEM TRABALHADO PARA IR PARA O PANTEÃO! SABE MUITO BEM MEXER-SE. ELA QUE NÃO DEFENDE OS POBREZINHOS MAS AS PESSOAS. QUE TAL COMEÇAR PELA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA?
num país chamado simone. MULHER SIMPLES, NADA NADA PRETENCIOSA. COMO DIRIA UM GRANDE SENHOR DA RTP " E ESTA HEIN!".

Arnaldoooooo disse...

Olá

Partilho da admiração por essa grande senhora é estremanente simpática, acessível e acima de tudo, uma grande profissional. Já algumas vezes, numa de fã, fui cumprimentá-la ao camarim...a primeira vez à mais de 10 anos...e a última ontem no Estoril. A mesma simone que enches o Coliseu, enche os teatros e mesmo as festas e arraiais. Acima de tudo assumindo as difuculdades ou limitações que poderia ter. Nada que a sua presença, voz e bom humor não esmaguem.

Relativamente ao blog...voltarei.
Parabéns

Paula Crespo disse...

aspegic,
É livre de ter a sua opinião, mas não precisa gritar... ;)

Paula Crespo disse...

arnaldooooo,
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! :)