quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Porque a vida são dois dias...


Merece alguma reflexão isto de os portugueses dizerem sempre que não gostam de Carnaval. Não sei bem se é por moleza, se é por tristeza. Eu também não gosto do Carnaval trapalhão que se vai fazendo por cá, ao deus-dará, sem eira nem beira... Também não acho grande piada ao brasileiro, sempre subordinado à velha fórmula do samba e sexo; já cansa. Mas, se for uma coisa organizada e bem feita, pode ser muito divertido. Este ano, com um grupo de amigos que não dispensa a folia carnavalesca, integrei uma Aldeia Gaulesa, onde não faltaram as personagens principais - Astérix, Obélix, o Druída, o Bardo, Ideafix, o Chefe da Aldeia -, bem como as mulheres gaulesas e uma legião romana, com César e tudo! Bem fixe! :-)

Lamento privá-los das fotos reais, mas pedir autorização a 20 almas para deixarem publicar os seus 20 rostos, pareceu-me demais!... Mas garanto-vos que estavam tão bem ou melhor do que o original! ;-))

16 comentários:

Ka disse...

Concordo contigo :)
Em primeiro lugar nunca percebi esta insistência em se imitar o carnaval brasileiro. Soa a falso e torna-se ridiculamente triste ver as meninas e os meninos quase como Deus os trouxe ao mundo, a tiritarem de frio e de sorriso congelado.
Eu cresci numa família onde sempre se apreciou o carnaval mas em moldes bem distintos. Já os meus pais tinham a tradição de fazerem festas de carnaval tanto em nossa casa como em casa de amigos e até haviam os "assaltos" que era um grupo de mascarados "assaltar" a casa de um amigo que soubessemos em casa. Era muito giro e hoje em dia já ninguém faz isso.
Eu continuei a fazer festas de carnaval em minha casa onde entrava quem estava mascarado :) quem não estava tinha duas opções: ou era mascarado à entrada ou então ia para casa. Acredita que nunca ninguém voltou para casa e até gente houve que ficou adepta destas festas.
Nos ultimos anos não festejei (este ano tive o rebento doente) mas para o próximo ano tenciono recuperar a tradição :)

Beijinhos

ps - pena não poderes mostrar as fotos :)

Anónimo disse...

Viva, gaulesa! Pois não posso dizer, salvé nem avé, certo? Não sei se te inspiraste no filme do Astérix nos Jogos Olímpicos que está em exibição, mas adorava ver as tuas fotos de gaulesa. Imagino que os romanos ficaram loucos! A pedido de várias famílias, mostra!!
Beijos;)
Paula

Paula Crespo disse...

Ka,
Também me lembro dos "assaltos". Era muito divertido, sim. Pena que já se tenha perdido esse espírito, não é?...
Bjs

Paula Crespo disse...

Paula,
Não, por acaso a inspiração não veio do último filme do Astérix, pois esta ideia surgiu no ano passado, após o Carnaval de 2007, em que fomos de Futebol Clube do Porto (e assuntos afins...). Inicialmente, tive a ideia de nos mascararmos de legião romana, só, mas depois evoluiu para a aldeia inteira :-)
Quanto às fotos: como não são só minhas...
Bjs

Jorge P. Guedes disse...

Acredito que deve ter sido um espectacular dia de brincadeira sã. Quem me dera ter lá estado e fazer de "bardo"! Mas até ser o Ideiafix me contentava.

Um abraço.

Paula Crespo disse...

Mocho-eal,
E foi mesmo! O Bardo "cantava" aquela pérola O Meu Amor é Verde!!!, não sei se se recorda, uma coisa esganiçada até mais não, como convém a qualquer Bardo que se preze!...
P.S.: O Ideiafix também cumpriu a sua função, ehehehe!! Mas não seja por isso: está desde já convidado para assumir o papel, para a próxima vez:-)))

Jorge P. Guedes disse...

PAULA:

vejo que estás mais ou menos online.

O Ideiafix, com o Assurancetourix e o Obelix, claro, eram (são )meus ídolos.

Mass voltei agora para ler a resposta e para fazer um convite: a visita à casinha de um velho amigo. É um tímido e, por isso, pouco dado a contactar pessoas.
Começou há bem pouco e o cantinho que ele quer íntimo, com pouca gente e sem espaventos, chama-se "Trovas e Cantares" e podes encontrá-lo em: www.xicocintra.blogspot.com

Um abraço e fico sempre à espera das tuas visitas.

jorge g.

Paula Crespo disse...

Mocho-Real,
Pois já fui espreitar o "Trovas e Cantares". Pareceu-me tão ao teu estilo que, por momentos, pensei tratar-se de um teu heterónimo ;-))
Interessante. Vou lá voltar com mais calma.

Oliver Pickwick disse...

Também não gosto de carnaval. Mas está enganada quanto ao carnaval do Brasil. Samba e garotas semi-nuas só mesmo no Rio de Janeiro, onde se realiza um carnaval decadente e desde há muito desligado das raízes do Brasil. Na verdade aquilo é uma mistura de coisas decadentes - espécie de Las Vegas e Broadway ambulantes, feitas para turistas sem cultura ver. A maioria deles - os que buscam diversão saudável e lugares bonitos, vem para o nordeste do Brasil.
Nos demais estados e principalmente na minha cidade, Salvador, não há desfiles ridículos, o carnaval é de participação popular, todos dançam atrás dos trios elétricos, os quais tocam ritmos da Bahia, rock e até clássicos. O Brasil é rico em estilos musicais - deve saber disso, pois a nossa música invadiu o seu país. Quanto ao tão ufanado samba, é mais ouvido por cariocas e gringos do que pela maioria dos brasileiros. Infelizmente as TVs mundiais só dão ênfase ao carnaval carioca e às mulatas semi-nuas.
Quanto ao seu carnval, parece que foi divertido, e ainda por cima, o céu não desabou sobre suas cabeças.
Beijos!

Paula Crespo disse...

Oliver,
Pois não, o céu poupou-nos, veja só a nossa sorte!! :-))
Quanto ao Carnaval brasileiro: é o que nos chega, aqui e a todo o mundo, creio eu. E, de facto, não é lá muito bom. Fico contente por saber que prolifera outro tipo de manifestações culturais nesta época, noutros lugares do Brasil. Sinceramente, desconhecia, pois tal não é, de todo, divulgado. E esse Carnaval deve valer a pena, por certo. Tal como por cá, em que se adoptou, infelizmene, o Carnaval massificado, por influência do brasileiro versão industrializada, em detrimento do que se costumava fazer, com base nas nossas raízes e nos nossos costumes. Honrosa excepção feita ao Norte de Portugal, que ainda mantém a tradição dos "caretos" (máscaras com aspecto tribal), muito interessantes e que, felizmente, ainda não morreram.
Resto de uma boa semana!

Anónimo disse...

Olà, compartilho a sua opinião ao carnaval o carnaval não é so samba e sexo e coisas mal organizadas, o carnaval é bem mais simples e divertido e sem exageros.

Um grande Beijinho com todo o respeito.

Se quiser saber um pouco mais sobre mim venha visitar o meu cantinho, obrigado

Paula Crespo disse...

Felisberto,
Obrigada pela sua visita.
Bom fim-de-semana!

Capitão-Mor disse...

Realmente a psique portuguesa em relação ao carnaval é incompreensível. Parece que têm vergonha de se divertirem e criticam que gosta de um pouco de folia. Enfim, não tenho muita pachorra para "sapatudos"! :)
Bom fim de semana!

Paula Crespo disse...

Capitão-Mor,
"Sapatudos", ahahaha!
É a tal moleza (alguma falta de iniciativa?...) ou tristeza(?) a que me referi. Mas também acho que, acima de tudo, têm vergonha...
Bom fim-de-semana!

Abrenúncio disse...

Pois eu gosto muito do Carnaval, não do brasileiro e do samba. Mas do tradicional português, dos caretos, das matrafonas.
Saudações do Marreta.

Paula Crespo disse...

Marreta,
Ainda recordo um desfile de Carnaval, na minha infância, de férias numa terra da Beira, em que se fazia um corso com carros de bois e outros, com cenas de crítica social e disfarces tradicionais.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...