sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A arte de bem dizer ou como dourar a pílula...

Sexta-feira, ao fim da tarde. Regresso a casa e no carro sintonizo a rádio. Na Antena 1 apanho a meio o Contraditório, programa semanal onde quatro jornalistas - Ana Sá Lopes, Carlos Magno, Luís Delgado e João Barreiros - debatem os grandes temas da semana e elegem as figuras que a marcaram positiva e negativamente.

Já no final do programa, Carlos Magno (creio...), em jeito de aparte, conta uma pequena história que, segundo ele, era habitual contar-se aos alunos de um curso de Marketing e que achei simplesmente deliciosa:

Numa rua de Paris estava um mendigo, cego, pedindo esmola, com um letreiro pendurado ao pescoço, onde se podia ler o costume em casos semelhantes: "Sou cego, estou desempregado e com fome. Por favor, auxilie-me". As pessoas passavam por ele, mais ou menos indiferentes, sem que as esmolas aumentassem de forma que se visse. A páginas tantas, acerca-se dele um homem que, após um breve momento, decidiu mudar-lhe o letreiro. Alterou o tipo de letra e escreveu o seguinte: "É Primavera em Paris e eu não a posso ver!..." Este homem era um publicitário e, ainda de acordo com a história, este cego tornou-se no mendigo mais bem sucedido de Paris!

Grande frase esta!
Tudo isto para demonstrar a força das palavras e de como elas podem mudar o destino das pessoas. Ou de como o marketing influencia a nossa razão e é instrumento de atalho para manipular as emoções.

13 comentários:

Ka disse...

Fabulosa a história!

Sabes uma coisa? Nem sempre é marketing pois no capítulo das relações humanas há quem tenha essa arte de bem dizer e consiga passar uma mensagem, sem recorrer directamente à mentir,totalmente distinta da realidade que depois apresentae a manipulação foi de tal forma bem feita que nunca o manipulado pode dizer que lhe mentiram...

Beijos e bom fim-de-semana

Outonodesconhecido disse...

olá Paula
Já conhecia a frase e é simplesmente divinal, deveríamso adoptá-la par atudo na nossa vida e não apenas pelo markting.
Bom fim de semana

Jorge P. Guedes disse...

Muito interessante, mesmo, essa história do mendigo de Paris.

E como os políticos sabem o que vale um bom criativo na sua entourage!...

Continuo a gostar de aqui vir, farto que estou de mediocridade.

Um abraço.
Jorge Guedes

Paula Crespo disse...

Ka,
É uma arte, de facto!
Bjs

Paula Crespo disse...

Outono,
Pois eu não a conhecia e, quando a ouvi, fiquei maravilhada.
Bom fim-de-semana!

Paula Crespo disse...

Mocho-Real,
É genial!...
Cada vez mais os políticos são assessorados por gente que domina estas técnicas. Cabe a nós saber distinguir a verdade da prosápia...
Bom fim-de-semana!

P.S.: Fico sensibilizada com esse seu voto de confiança...

Oliver Pickwick disse...

Já conhecia esta história, é muito boa de fato. É o "lado bom" do marketing que, infelizmente, vem sendo cada vez mais utilizado para nos ludibriar.
Beijos!

Ele disse...

Ouvia-a em directo também. Estive para a postar. É uma muito boa metáfora ao olhar, em contraponto de ver.

Abrenúncio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abrenúncio disse...

Sem dúvida. E mais engraçado seria se o tal mendigo se tivesse também tornado publicitário.
Saudações do Marreta.

Paula Crespo disse...

Marreta,
Ah, ah, bem visto!! Talvez com o dinheiro das esmolas, pelos vistos chorudas, ele tenha criado uma agência, nunca se sabe!...

Luis Eme disse...

As frases são mesmo isso, têm força suficiente para derrubar até paredes de betão...

Paula Crespo disse...

Luis Eme,
E esta tem um je ne sais quoi que me encantou...