quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Expiação

No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, uma jovem de 13 anos, vê a sua irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley), despir as suas roupas e mergulhar na fonte do jardim da sua casa de campo. Junto a Cecilia, está o filho do caseiro, Robbie Turner (James McAvoy), um amigo de infância que, tal como com a irmã de Briony, se diplomou recentemente em Cambridge.
No final desse dia, a vida dos três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira, da qual nunca antes tinham ousado sequer aproximar-se, e ter-se-ão tornado vítimas da imaginação vívida da jovem. Briony, por seu lado, terá cometido um terrível crime, que procurará expiar toda a sua vida…

Atonement (Expiação). O livro de Ian McEwan, considerado um best-seller, foi adaptado a cinema, chegando agora às salas portuguesas. Também o filme promete partilhar do mesmo destino da versão escrita, oferecendo-nos uma história muito bem narrada, em que o permanente recurso ao flash-back imprime um ritmo próprio à acção. A intensidade dramática é mantida ao longo de todo o filme através de um clima misterioso, nublado, ditado pela tragédia da história. Bem interpretado mas, sobretudo, extremamente bem realizado, candidato a sete globos de ouro, é um filme inteligente, que nos enche de prazer e que não esquecemos, transposta a porta do cinema...

4 comentários:

Ka disse...

hmm fiquei curiosa :)
Mas antes vou ler o livro pois gosto imenso da escrita do Ian McEwan e gosto sempre de ler os livros primeiro !

Obrigada pela dica!
Beijinho

Oliver Pickwick disse...

Esse eu vi, Paula. É excelente!
Beijos!

Paula Crespo disse...

É só para acrescentar a notícia de última hora: Expiação acaba de ganhar, hoje mesmo, dois dos Globos de Ouro para que estava nomeado: o de Melhor Filme e o de Melhor Banda Sonora. É justo!

Anónimo disse...

Já vi e gostei. É um filme diferente, que nos faz pensar que nem sempre o que parece é...
Beijinhos, Paulinha