quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Enfim, juntos...

Camille (Audrey Tautou) é uma mulher simpática que trabalha como empregada de limpeza e desenha no seu tempo livre. Franck (Guillaume Canet) é um cozinheiro viril e afectuoso, que ama incondicionalmente a avó, uma senhora frágil e engraçada, chamada Paulette. Philibert é um jovem aristocrata, tímido, emotivo e solitário, que vive num espaçoso apartamento que pertence à família. Juntos vão aprender a lidar com as suas dúvidas e mágoas. Vão descobrir novas formas de viver e a força que a união gera.
(CineCartaz Público)

Enfim, Juntos (Ensemble, C`est Tout), é um drama ligeiro, bem-humorado, ternurento, mas um pouco mais do que isso. É, também, uma reflexão sobre a velhice, de uns, e a solidão, de todos. Aparte o já esperado bom desempenho de Audrey Tautou - e do resto do elenco -, Françoise Bertin compõe uma avó octogenária muito expressiva. Um filme mignon...

9 comentários:

Ka disse...

hmmm, pela descrição já vai aqui para a lista de espera :)

Quanto ao Expiação fui vê-lo ontem e gostei imenso. Não consigo compreender as críticas negativas feitas ao filme.
Para mim é clarament um filme para os Oscar e Globos de Ouro!

Um pormenos que não vi ninguém referir, talvez por parecer acessório no desenrolar da história, mas que achei espantoso é a cena em que ele e os dois companheiros chegam à praia. De todos os filmes que já vi sobre a 2ª guerra ; e não foram poucos, nunca nenhum apresentou um cenário de guerra como este...dantesco e surrealisma (exactamente como imagino que seja uma guerra).

Beijinho

Paula Crespo disse...

Ka,
Concordo. A cena da evacuação das tropas inglesas, na praia de Dunquerque, está muito bem conseguida. Segundo vi num documentário qualquer sobre o filme, eles utilizaram cerca de 1000 figurantes nesta cena. Já que estamos em maré de pormenores, aqui fica mais um: precisamente no cenário da evacuação, enquanto esperam, a cena das tropas no "bar", cantando canções de "dasabafo(!)" sobre a guerra, também me pareceu bastante real.

Ka disse...

Paula,

Referia-me ao conjunto de cenas desde que eles chegam à praia até ele morrer...Inclusivé a forma como é filmada a deambulação de cada um deles por ali acredito que seja bastante realista.
Quanto aos figurantes acreditas que pensei que eram mais?

Beijinho

Anónimo disse...

Já tinha visto e gostei muito do filme. É baseado no livro da Anna Gavalda e a adaptação está muito boa. Aproveito para aconselhar o Festival do Cinema Francês (todos os anos em Set./Out.)que passa estes e outros filmes franceses a preços simpa ;)
E... obrigada pelo convite, mas ficará para a próxima, ok?
Beijos
Paula

Paula Crespo disse...

Paula,
Bem-vinda às caixinhas de comentários :-)
O Festival deixei-o passar :-(
Fica para a próxima.
Bjs

Leonor disse...

... certamente um filme a ver por quem, não viu e tu a confirmares-te como uma crítica cinéfila de referência na blogosfera...

e eu por mim aqui agradeço o convite, de que beneficiei

bom fim de semana

Paula Crespo disse...

Leonor,
És uma exagerada, rapariga!! :-)))

Oliver Pickwick disse...

Este ainda não chegou por enquanto no Brasil. Pelo que escreveu, parece interessante. Particularmente, gostei dos termos "ternurento" e "filme mignon"
Beijos!

Paula Crespo disse...

Oliver,
É, não é? Parece-me que lhe encaixam como uma luva!
Bjs