sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Top Shelves: medalha de bronze


O jornal inglês The Guardian considerou a livraria Lello, no Porto, como a terceira mais bela livraria do mundo, numa lista de 10 magníficas, e onde figuram, em primeiro lugar a holandesa Boekhandel Selexyz, em Maastricht, e em segundo, a livraria argentina El Ateneu, em Buenos Aires.
Aqui fica o link para o artigo do The Guardian, com as respectivas fotos das outras beldades... Por mim, e sem querer ser facciosa, acho mesmo que a nossa Lello merecia o primeiro lugar, não acham?!...

A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como livraria Chardron ou simplesmente livraria Lello situa-se na Rua das Carmelitas, 144 no Porto. A fachada neogótica é do engenheiro Xavier Esteves.
Enrique Vila-Matas, classificou-a como A mais bonita livraria do mundo.

A história da livraria remonta a 1869, ano em que é fundada na Rua dos Clérigos a Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Após o imprevisto falecimento de Chardron, aos 45 anos de idade, a casa editora foi vendida à firma Lugan & Genelioux Sucessores.
Em 1894 Mathieux Lugan vendia a Livraria Chardron a José Pinto de Sousa Lello que possuía então uma livraria na Rua do Almada. Associado ao irmão, António Lello, mantêm a Livraria Chardron, com a razão social de José Pinto de Sousa Lello & Irmão, até 1919, ano em que o nome da sociedade muda para Lello & Irmão Lda.
O actual edifício foi inaugurado em 1906, com a presença no dia de abertura de, entre outros, Guerra Junqueiro, José Leite de Vasconcelos e Afonso Costa.
(fonte: Wikipédia)

Para quem não a conhece, espreite só:



10 comentários:

Ka disse...

Eu já sabia deste prémio, ou não fosse eu tripeira de gema e com muito orgulho numa das mas belas "peças" da minha cidade :)

E dou-te razão, merecíamos o primeiro prémio sem dúvida alguma! Não digo isto apenas por ser tripeira u até mesmo pela belea que tem (é lindíssima não é) e portuguesa mas sim porque esta livraria foi a única das 3 primeiras que foi construída de raiz para ser livraria. As outras duas são antigas igrejas que foram transformadas.
Imagino que já lá tenhas estado mas de facto para quem gosta de livros e do ambiente inerente ao livros é passagem obrigatória!!!

Beijinho

ps - sabias que aqui à uns anos houve um americano louco que propôs-se a comprar a escada para a levar para os EUA???

Paula Crespo disse...

Ka,
Ah, ah, essa é boa! Há gente que não entende que existem valores para além do dinheiro. Ou seja, que existem valores...
Bjs

Capitão-Mor disse...

De facto é uma notícia espantosa. E vem provar que a cultura não depende exclusivamente do Estado e que a iniciativa privada pode também ter um papel activo...
Bom fim de semana!

Unknown disse...

Capitão-Mor,
É verdade. E não podemos estar sempre à espera que "eles" - aquela entidade anónima e etérea, que ninguém sabe muito bem quem seja -, façam tudo por nós. Se há matérias em que o Estado não se pode demitir das suas responsabilidades, muitas há em que é a sociedade civil que deve "arregaçar as mangas" e tomar a iniciativa. Porque a sociedade e o Estado somos todos nós.
Bom fim-de-semana!

Paula Crespo disse...

Capitão,
É evidente que a resposta anterior é minha. Por qualquer motivo que me escapa, assumi a identidade de "iseg"...Mistérios da tecnologia!

Pandora disse...

De facto é lindissima...do melhor que temos por cá...
beijinhos...muitos...

Luís Galego disse...

extraordinário espaço de cultura. Percorremos tantos espaço alêm fronteiras e esquecemos estupidamente estas joias da coroa...

Paula Crespo disse...

Arco-íris e Luís,
Claro que sim.
Esquecemos esta e muitas outras. Se nos tivéssemos em melhor conta, se calhar tinhamos os olhos mais abertos...

Oliver Pickwick disse...

Fiquei na maior dúvida por um bom tempo, querida Paula, mas acabei concordando com o jornal, a argentina é mais bonita.

Beijos!

Paula Crespo disse...

Oliver,
Humm, isso parece-me solidariedade sul-americana ;-))
Bom fim-de-semana!