quarta-feira, 16 de julho de 2008

Olhares do alto do império...

Lunch atop a Skyscraper, de Charles Ebbet, 29 de Setembro de 1932. Foto publicada pelo New York Herald Tribune e tirada no 69º andar do Rockefeller Center.

Esta fotografia é a primeira de um conjunto de fotos que me chegaram num daqueles mails que aterram diariamente nas nossas caixas de correio. Não resisti a partilhá-las, por serem reais, antigas e alertarem para as inexistentes condições de segurança destes trabalhadores, o que, muitas vezes e apesar da legislação em vigor, ainda se verificam.

Algumas destas fotografias são da autoria de Charles Ebbets, nos anos 30, e reportam-se a situações do quotidiano dos trabalhadores na construção dos arranha-céus de Nova Iorque, entre 1920 e 1935. Estas fotos integram o arquivo Bettmann, fundado por Otto Bettmann em 1936, que actualmente pertence à empresa Corbis, propriedade de Bill Gates.

Ver todas as imagens

15 comentários:

Luís Galego disse...

com tanta coisa que vai aterrandonos nossos mails e infelizmente nem tudo de primeira água que maravilha depositaram no teu mail...vou querer saber mais do fotógrafo.

e, tu? quando editas aqui as tuas fotos? sim, o universo da blogsfera tem que apreciar os teus atributos de artista do visual.

Um bj

Sr do Vale disse...

Paula, Estou com vertigem só de olhar.

Abraços.

Paula Crespo disse...

Luís,
É uma maravilha mesmo!
As minhas experiências fotográficas vou-as mostrando por aqui, ou pelo Olhares.com... devagarinho...! :)
Bjs

Paula Crespo disse...

Sr do Vale,
Já somos dois! :) Pensar que aqueles homens andavam por ali sem qualquer segurança...
Bjs

mariam [Maria Martins] disse...

Paula
minhas desculpas, não tenho vindo muito a este cantinho de SI...

realmente
que fotos fantásticas! adorei...mas meu Deus.. quanta insegurança no trabalho... daquele tempo e infelizmente hoje ainda, nalguns casos também ...
também gosto muito de fotografia, mas, como dizem os mais jovens, sou hiper mega amadora, mas tiro "milhentas" e também lá tenho uma muito simples galeria no "olhares" onde as coloco, se calhar não as melhores, mas as que estão de acordo com o meu estado-de-espírito no momento...

boa semana
um sorriso :)

Paula Crespo disse...

mariam,
Gostaria de ver esse tem cantinho no Olhares... :)
Bjs

paulofski disse...

Momento fantástico do quotidiano de operários num intervalo para uma bucha e um cigarro, um modo de vida em constante perigo. Vi num documentário no Canal História que muitos destes trabalhadores dos arranha-céus eram originários de tribos de índios americanos que com uma destreza impressionante circulavam habilmente em locais perigosos e extremamente altos.

Bjs.

Paula Crespo disse...

LB,
Nem eu! Com as minhas vertigens, havia de ser lindo!! :)
Pois eu não conhecia Ebbets e gostei muito do que vi. Tem perspectivas absolutamente fantásticas!
Bjos

Paula Crespo disse...

Paulofski,
Gostava de ter visto esse documentário. Talvez ainda o vá ver, já que eles repetem muito a programação...
Índios? Acredito. Estes trabalhos de risco eram e continuam a ser maioritariamente desempenhados por imigrantes ou, neste caso, por pessoas com menor capacidade de defesa dos seus direitos...
Bjs

Alexandre disse...

Bom, e costumo eu dizer que faço umas fotografias - acho que vou mudar de profissão, heheheh!

Muitos beijinhos, Paula!!!

Paula Crespo disse...

Alexandre,
Ai faz? Gostava de ver... eu também gosto muito de fotografia mas sou uma mera aprendiz de feiticeiro ;)
Bjs

Oliver Pickwick disse...

Conheço esta e outras fotografias deste fotógrafo, da mesma época.
Ainda sobre a influência da grande depressão norte-americana, isto era o mínimo que um trabalhador fazia para conservar o seu emprego.
Um beijo!

Paula Crespo disse...

Oliver,
Pois para mim foi uma descoberte este fotógrafo.
Sim, em época de crise, vale tudo...
Bjs

Flip disse...

olá Paula,
via once aqui cheguei e gostei...e esta foto é louca, e loucos eram os homens de "ontem", mas foi essa loucura quer construíu aqueles belos arranha-céus. Porém, quanto não terão ficado pelo caminho? Contingências da vida..."the show must go on" aplicado à vida real.
Foi óptima esta visita.
Um bj

Paula Crespo disse...

Flip,
Loucos sim, uns e outros: os que lá andavam e os que os deixavam/mandavam andar. E a foto é belíssima, de mestre.
Bem-vindo a este espaço e volte sempre! :)