sexta-feira, 25 de julho de 2008

À noite no museu...

Ontem, quinta-feira, de forma inesperada e por sugestão de T., pude fazer uma pausa na semana de trabalho, e apreciar o jazz e a bossa nova na actuação dos Fab Five, alunos do Hot Clube. Duas horas de um som melodioso, protagonizado por uma voz muito promissora e por interpretação dos músicos a condizer, no ambiente acolhedor e discreto de um pátio verde e fresco, onde muitos degustavam um jantar descontraído. A oriente da cidade, redescobrindo velhas ruas que nos conduzem à Madre de Deus e ao Museu do Azulejo, certamente um dos recantos mais interessantes do burgo. E tudo isto a propósito do recente projecto 5ªs à Noite no Museu, promovido pelo IPM que, num circuito por quatro espaços (Museu de Arqueologia, Museu do Azulejo, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves e Museu Nacional de Arte Antiga) proporciona ao público visitas até às 23h, projecção de documentários, animação, concertos (ver programação).

Quem pensa que os museus são espaços mortos, em que a única actividade possível é a contemplação, em silêncio, de umas quantas peças a cheirar a mofo, acorde! Naturalmente no circuito cultural, os museus são, cada vez mais, espaços em que a cultura é entendida nas suas múltiplas vertentes: estética, pedagógica, lúdica…

6 comentários:

A. Jorge disse...

Olá!
Como eu já tinha saudades disto tudo!...
Hoje vim cá dar um "Alô" e dizer que tens uma mensagem no Vagabundices!

Um beijo

Jorge

Ka disse...

Normalmente as pessoas que pensam que os museus são espaços mortos é porque já lá não vão há algm tempo e porque não foram habituados a ir a museus.

Olha eu ando impaciente para que o Luis tenha idade para os apreciar :)

Beijosss

Paula Crespo disse...

A.Jorge,
Seja bem regressado!

Paula Crespo disse...

Ka,
E há muitas iniciativas giras para crianças: uma boa porta de entrada! :)
Bjs

Oliver Pickwick disse...

Jazz e bossa nova. Ótimos estilos para se ouvir em um museu.
Iniciativa muito interessante esta de diversificar o universo dos museus. Espero que a moda pegue por aqui.
Um beijo!

Paula Crespo disse...

Oliver,
São cada vez mais espaços multifacetados. Ainda agora, quando estive de férias na Croácia, visitei um museu em Zagreb e lembro-me de o ter sentido muito antiquado e já não estar habituada a museus "à antiga", estáticos e meros repositórios de peças de arte.
Bjos!