quinta-feira, 17 de julho de 2008

Diálogos a quatro mãos


Ontem, ao final da tarde, na Sala do Senado do Palácio de São Bento, assisti ao concerto magnífico de Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

A Assembleia da República tem vindo, nos últimos tempos, a promover eventos culturais, que se desdobram em exposições, peças de teatro e concertos de natureza vária, com vista à divulgação cultural nacional e integrado num programa de abertura do Parlamento ao cidadão. Desta vez, o motivo foi o encerramento dos trabalhos parlamentares, assinalado com este concerto de mestres.

Um diálogo entre dois dos mais conceituados pianistas e compositores de jazz portugueses, que connosco partilharam um repertório maioritariamente constituído por variações sobre temas de Zeca Afonso, como Vampiros, Venham mais cinco, Era um redondo vocábulo e Traz outro amigo também. Dos próprios, A menina e o piano (Laginha) e Sonho dos outros (Sassetti). A dificuldade em apontar momentos de eleição é evidente, pois todas as peças foram muito bem interpretadas, mas talvez saliente a última que, certamente por inspiração do próprio tema de Zeca, elevou os dois pianistas - a eles e a nós - numa espécie de espiral feita de imaginação, emoção e prazer.

Um final de tarde que fez o dia merecer-se...


Traz outro amigo também

19 comentários:

AGRY disse...

Também eu tive o privilégio de assistir a este concerto proporcionado por dois dos mais prestigiados pianistas portugueses.
Não é, de todo, indispensável frequentar-se o Conservatório para nos apercebermos do enorme talento de Mário Laginha e Bernardo Sassetti!
Bjs

Paula Crespo disse...

LB,
Sorte? Sim, talvez seja isso...;)
Foi um excelente concerto, bastante homogéneo e que me proporcionou muito prazer.
Bjo

titofarpas disse...

Passei por aqui e adorei o blog... está muito bom!!!
Parabéns e felicidades

Paula Crespo disse...

Agry,
Pois, também acho que não ;) A sintonia dos dois, quer em termos da execução musical, quer da outra, era bem evidente. E a simpatia também.
Bjs

Paula Crespo disse...

Titofarpas,
Seja bem-vindo e obrigada pelo elogio! :)
Volte sempre!

Sr do Vale disse...

Paula, um piano ao cair da tarde, é o que há.

Abraços.

paulofski disse...

Teria gostado de assistir ao concerto (um pouquinho só de imbeja :P )

Beijos.

Paula Crespo disse...

Sr do Vale,
E que melhor final de tarde do que um com piano??? :)
Bjs

Paula Crespo disse...

Paulofski,
É uma questão de estar atento, porque há muitos eventos desta natureza por lá e muitos deles são abertos ao público.
Bjs

RENATA CORDEIRO disse...

Tenho dois CDs do Mário Lajinha: um com a Maria João, não a dos clássicos e o outro eu não me lembro.
Amiga, postei sobre um filme meio desconhecido, porém lindo.
Apareça quando puder:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um beijo,
Renata

Paula Crespo disse...

Renata,
Eu tenho vários, sempre com a Maria João, outra intérprete fabulosa, com capacidades e características únicas!
Aparecerei!
Bjs

mariam [Maria Martins] disse...

que maravilha! obrigada por divulgar...
tão bom, só mesmo a Seis mãos, um piano, três pianistas, três dos melhores pianistas portugueses da actualidade,no CCB o ano passado, Pedro Burmester, Mário Laginha e Bernardo Sassetti.
Infelizmente não assisti ao "vivo", só na TV. É bonito de ver profissionais do mesma "arte" darem-se assim...

bom fim-de-semana
um sorriso :)

Paula Crespo disse...

Mariam,
É bonito, sim. Venham mais!
Outro sorriso :)

Luís Galego disse...

tenho tido oportunidade de assistir a alguns concertos do B. Sassetti e tenho por ele admiração...fiquei estupefacto quando o vi no Talentoso Mr. Ripley, junto do Mat Damon e do Jude Law, numa cena do mais delicioso...num clube de jazz!

Ka disse...

Paula,

E eu aqui roídinha de inveja!!! :)
E também vi o Camara clara onde aparecia o B. Sassetti numa entrevista excelente e onde fiquei a saber que ele tinha participado no filme O Talentoso Mr. Ripley. Tinha visto o filme mas na altura não me apercebi sequer que ele estava a participar.

beijos e uma excelente seana

Paula Crespo disse...

Luís Galego,
Não sabia que ele tinha participado nesse filme... mas foi uma boa escolha, certamente!
Bjs

Paula Crespo disse...

Ka,
Pois, perdi o filme e o Câmara Clara, desta vez... :(
Bjs e boa semana para ti também! :)

Alexandre disse...

«Um final de tarde que fez o dia merecer-se...»

Fantástica definição para um encontro mágico a quatro mãos num local de eleição - fico com muita pena de não ter ido - quem me dera poder estar em dois lados ao mesmo tempo, heheheh, pois nesse dia estava na Feira Medieval de Óbidos!

Muitos beijinhos, Paula!!!

Paula Crespo disse...

Alexandre,
Pois eu nunca fui à Feira Medieval de Óbidos... estamos quites ;);)
Mas fui no ano passado à Feira Medieval de Silves e adorei! Recomendo!
Bjs