terça-feira, 27 de novembro de 2007

Os Gregos vistos por cá...


É comum dizer-se que a Grécia é o berço da civilização europeia. É, igualmente, comum a ideia de que a Europa é o resultado do desenvolvimento e evolução das cidades-Estado do mar Egeu. Tudo isto foi validado pelo conhecimento histórico de que dispomos.

Servem estas afirmações para introduzir a exposição que visitei nos últimos dias, na Gulbenkian: Os Gregos. Tesouros do Museu Benaki, Atenas.

Para a compreensão dos Gregos é necessário estar-se familiarizado com as suas ruínas e os seus lugares, os seus objectos, as suas formas de vida. Parte do espólio do Museu Benaki, agora em itinerância e que podemos apreciar na Gulbenkian, ajuda-nos a, de uma forma muito sintética, acompanharmos a evolução deste povo, através de exemplos escolhidos como significativos de cada um dos períodos históricos aqui focados, que cobrem cerca de oito mil anos de História. Com o apoio de textos que resumem cada uma das épocas tratadas, seguindo um friso cronológico que vai desde a Idade do Bronze até à independência face ao domínio turco, em 1821, passando pela Idade das Trevas, o Período Arcaico, a Época Clássica, a Helenística, a subjugação aos impérios romano, bizantino e otomano, esta exposição apresenta 157 peças de rara beleza, das quais aqui deixo uma pequeníssima amostra.

A não perder, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, até ao próximo Dia de Reis.

3 comentários:

Gi disse...

Conto ir no próximo mês, como me sabem apreciadora já me tinham alertado para o facto Tenho algyres o link da Gulbenkian e nunca o consulto ... uma vergonha!

Um beijinho

Leonor disse...

Obrigado pela lembrança Paula. Já me tinham falado e até já pensava que já tinha saido, mas assim sendo vou ver se vou este fim de semana ou no outro, detesto ir no fim.

bsj

Paula Crespo disse...

Gi, Leonor e Lb,
Ainda bem que vos consegui cativar para esta exposição!
Bjs