E subitamente, a sua mulher desaparece, numa morte não anunciada. Passado o choque da surpresa amarga fica o vazio, desconcertante, e uma filha de 10 anos que pede cuidados redobrados, numa atenção que visa atenuar de alguma forma a perda da mãe.
A partir do momento do acidente, Pietro, agora pai e mãe de Cláudia, descura o emprego de sucesso, alheia-se, perde-se na dor que por vezes duvida que verdadeiramente sente, e centra a sua atenção na filha. Sem plano prévio vai-se deixando ficar sentado num banco de jardim em frente à escola de Cláudia, onde passa os dias. Devagar e sem pressas, o seu mundo é totalmente transferido para estes escassos metros quadrados sob o verde, por onde passam, rotineiramente, algumas personagens que habitam aquele espaço e que com ele vão criando laços: uma mãe que traz pela mão um filho deficiente mental que se habitua a um inofensivo jogo com o carro de Pietro; uma rapariga loura e bonita que todos os dias passeia o cão no jardim; o dono do pequeno café onde Pietro passa a almoçar; a professora de Cláudia que o vai pondo ao corrente da evolução da filha na escola...
Por este banco de jardim vão desfilando todas as outras personagens da vida de Pietro, do irmão à cunhada, passando pelos colegas de trabalho que o visitam no seu novo "escritório" para desabafar, e terminando numa estranha mulher que ele salvou de morrer afogada numa praia e que cruzou uma vez mais a sua vida com a do protagonista da história.
Caos calmo, realizado por Antonello Grimaldi, baseado no romance de Sandro Veronesi. Na senda de O quarto do filho, Nanni Moretti disserta uma vez mais sobre a dor da perda e sobre as mudanças que essa perda pode acarretar. Neste caso, um caos calmo, já que aparentemente muito controlado e sem lágrimas, quase levantando a suspeita de uma ausência de sofrimento. Esta pausa que acaba por fazer no seu quotidiano permite-lhe a reflexão e um olhar sobre os pequenos nadas e sobre o seu passado. Uma caminhada na descoberta dos outros.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
No banco com Pietro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
24 comentários:
Gostei de conhecer o teu blog.
Beijinhos
Pedro,
Obrigada pela visita e volta sempre.
um pesadelo...
ou uma caminhada quase sem sabor...
bjs Paula
Luis,
Uma caminhada difícil, imagino.
Bjs
LB,
E subitamente, porque foi aí que tudo se transformou...
E não é que estamos mesmo?! :)
Bjo
E subitamente, o ano, com os nossos pequenos nadas quotidianos que nos tornam os dias mais ou menos úteis, está quase a findar :-)
Feliz Natal!
Não vi, mas isso, evidentemente, não impede que lhe deseje e a todos os seus, um bom Natal e um Novo Ano repleto de realizações.
Abraço.
Paulo,
E subitamente, não é que tem razão?! Aqueles momentos que fizeram os dias merecerem-se e a outros nem tanto, estão a chegar ao fim. É o ciclo de cada ano.
Gostei do vídeo que enviaste!
Feliz Natal e Bom 2009! :)
PiresF,
Não impede, de todo! ;);)
Feliz Natal! :)
Um dia a dor e sofrimento aparecem. Isso é quase inevitável em todas as vidas.
Saber reflectir sobre isso com sensibilidade reforça os nossos alicerces.
Gostei muito do post e do blog e por hoje resta-me dizer que desejo um Santo e Feliz Natal repleto de Paz, Harmonia e Felicidade.
Paula,
pois é... cá estamos no final do ano... em tempo de fazer "balanços"...foi o que fiz nestes 3 últimos dias... fui sozinha até Castelo Branco, descansar... e pensar :)
Felicidades e Afectos nesta quadra Natalícia, prolongando-se por todo o ano 2009, são os meus votos.
um abraço
:)
mariam
Paula,
Voltarei mais tarde para comentar o post. Agora não queria deixar de passar para lhe desejar um Natal quentinho e um Ano de 2009 cheio de inspiração.
Beijos.
Com Senso,
Obrigada pelo elogio. Conto vê-lo por cá mais vezes :)
Um feliz natal e um bom 2009!
Mariam,
E o balanço, foi positivo? :)
Felicidades e afectos - é disso que todos nós precisamos. O mesmo para ti e um excelente 2009!!
Bjs
Graça,
Para si, um Natal quentinho de corpo e de alma. Quanto à inspiração: esperemos que sim... Obrigada... :)
Bjs
Passei por alguns blogs recomendados por um amigo comum e gostei de conhecer este!
É agradável a harmonia que se encontra aqui.
Luísa,
Obrigada pela sua visita e ainda bem que gostou. Volte sempre.
Bom 2009!
Paula,
foi e continuará a ser um enorme gosto passar por aqui. Obrigada.
um FANTÁSTICO 2009! lhe desejo.
um abraço e o meu sorriso :)
mariam
Vim deixar-te um beijinho e votos de um bom 2009.
Mariam,
Que bom ler essas palavras simpáticas! :)
Bom 2009, e que as 12 passas tenham servido para alguma coisa!! ;)
Bjs
Blue,
O mesmo te desejo, em dobro! :)
Bjs
O Natal já passou e até já estamos no ano novo resta-me desjar-te um belo dia de reis.
Beijo
Paulofski,
Obrigada, Paulo, e sem fava... :)
Bom Dia de Reis também para ti!
Um filme delicioso que vi contrariando a decisão primeira de ter dito não. Foi outro raro momento de ficar na cadeira até final do genérico quase até ser expulso pelo olhar directo das senhoras da limpeza.
Abraço
Enviar um comentário