segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mamma Mia! - how can I resist you...

Numa época de revivalismos, reabilitam-se os ABBA, entre muitos outros dos 70’s e dos 80’s. Já não são foleiros nem pirosos. E não são mesmo. Reis da pop, as suas canções sobreviveram todos estes anos por mérito próprio e distinguem-se de outra pop mais actual, pela qualidade musical e das letras que, dentro do género, são bem melhores do que muitas que por aí andam. Este filme, todo ele centrado na música da banda sueca, com interpretações fantásticas de todo o elenco, e com uma Meryl Streep fora do tradicional registo dramático, dando provas de ser uma actriz por inteiro, que agarra qualquer papel, é uma injecção de boa disposição. Um conto de fadas cor-de-rosa choque, é certo, mas que deixa um sorriso e transmite uma energia contagiante. Ao contrário do que se possa pensar, agrada não só aos mais velhos como também aos seus filhos. Absolutamente transversal!

E, fazendo coro…

Thank you for the music, the songs I'm singing
Thanks for all the joy they're bringing…

É este o espírito. Não para pensar, mas para sentir.

32 comentários:

BlueVelvet disse...

Um espectáculo a que não quero mesmo resistir.
Sobretudo porque além do mais assisti há 5 anos ao espectáculo em Nova Iorque, e nunca tinha visto uma coisa assim: todo o teatro em pé cantando e dançando.
Inesquecível.
Vou ver o filme, de certeza.
Veludinhos azuis

paulofski disse...

Pelo que deu para ver até agora só ouço boas criticas ao filme, embora os musicais não estejam muito nas minhas preferências, assim como os Abba!

Beijo

Paulo Tomás Neves disse...

Ainda não vi o filme, mas vou ver.
:-)
Beijinhos e boa semana

Paula Crespo disse...

Lb,
Muito rosa-choque, mas divertidíssimo! :)
Bjs

Paula Crespo disse...

Bluevelvet,
Ao vivo e a cores, então, deve de ser mesmo irresistível! A atmosfera no teatro valoriza muito estas peças.
Bjs

Paula Crespo disse...

Paulofski,
Não estando em nº1 nas minhas preferências mas, se for bem feito, um musical pode dar um óptimo espectáculo. Talvez seja mais difícil de se conseguir, mais "exposto" do que outro género...
Bjs

Paula Crespo disse...

Paulo,
É um bom remédio contra depressões e dias cinzentos...!
Bjs

Anónimo disse...

Sempre gostei dos Abba, apesar de estar contra a corrente que os considerava pirosos. Talvez por ainda guardar uma imagem das suas músicas, recuso-me a ver o filme.
Não consigo encaixar a Meryl Streep ali...

Paula Crespo disse...

Carlos,
Mas olhe que a Maryl Streep faz um óptimo papel - e até canta bem...! :)
Uma boa semana!

Ka disse...

Não vi ainda só por falta de tempo mas vou ver :)

Beijosss

Paula Crespo disse...

Ka,
É desopilante e divertido! (juro que não tenho acções nisto, eheh!)
Bjs

João Videira Santos disse...

Mamma Mia...como o passado se torna presente e o presente viaja ao passado com canções que nem sempre tiveram a importância que os mais velhos hoje lhe dão...Mamma Mia, o mundo gira, o tempo avança,mas...são as velhas canções que ocupam a maioria do espaço das de hoje...
(Gostei do blog. Sobretudo por ser diferente.Parabéns!)

Paula Crespo disse...

João,
Vivemos tempos de revivalismo... mas as velhinhas canções impõem-se, na maior parte dos casos, porque têm qualidade e porque sobrevivem ao passar dos anos.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre!
Uma boa semana!

pb disse...

De facto, assiste-se hoje ao revivalismo das musicas dos anos 70 e 80, mas esta semana tambem é triste, a musica está de luto, com a morte, ontem de Richard Wright, teclista, um dos fundadores dos Pink Floyd, mas, the show must go on...Gostei deste seu canto, voltarei. Um beijo

OUTONO disse...

Confesso...não gosto de filmes musicais! Alguns "desaires", ditaram esta "revolta".

Fui "empurrado"... ver Mamma Mia. Por duas razões. Pela eterna Maryl Streep, uma grande e simples senhora, e depois pela música dos Abba, que me marcou por vários níveis e "tentações".

Vi...e voltarei a ver. Um filme bem conseguido, em imagem (que saudades da Grécia), pelo desempenho, e pela música "ainda nova" dos Abba. A minha "pirata" de onze anos, delirou...e está tudo dito.

Ah!...com mais calma irei visitar o teu Blog.

Um sincero obrigado pela tua visita.

Beijo

mariam [Maria Martins] disse...

vi o filme a semana passada em Castelo branco, com o meu filhote de 13 anos... tive que comprar os bilhetes para o dia seguinte, pois a secções desse dia estavam esgotadas! Ele ia de nariz torcido e a arengar.. "oh mãe um musical!! e ainda por cima com música dos jarretas dos ABBA... mas pronto ... tá bem, também não há mais nada mais de jeito!" ...
bem, o certo é que foi rir o tempo todo, e no final... pasme-se, toda a sala bateu palmas! rsrsrs

boa semana
um sorriso :)

ah! aquele sítio paraíso, onde ainda o Homem pouco pôs a mão, é na zona do Meco, não fiz nudismo, quem pratica afasta-se para mais longe, acho, mas a praia é mesmo a do moínho de Baixo. :)

mariam [Maria Martins] disse...

"Sessões" LOL

Paula Crespo disse...

Pb,
Obrigada pela sua visita e volte sempre!

Paula Crespo disse...

Outono,
Eu também já tive essa malapata contra os musicais. Mas é por estas e outras que é melhor não ter ideias pré-concebidas sobre as coisas. O facto de haver alguns filmes menos felizes não desvirtua o género...
Volta sempre!
Uma boa semana!

Paula Crespo disse...

Mariam,
Bater palmas: só me lembro de um filme em que isso tenha acontecido, o Rosa púrpura do Cairo, de Woody Allen, em que há uma cena inicial que, à epoca, provocou essa reacção da parte do público.
Meco? Também gosto. As tuas fotos são muito tentadoras! :)
Bjs

Nuno de Sousa disse...

Pelo que tenho visto é um excelente filme, divertido e que nos vai deixar bem dispostos ao ouvir essas belas musicas dos Abba.
Lá estarei um destes dias a assistir a uma sessão de cinema numa sala aqui perto de mim :-)
Obrigado pela visita e suas palavras, é sempre bem vinda a qualquer dos meus blog.
Bjocas amigas,
Nuno

Paula Crespo disse...

Nuno,
Volte sempre! ;)
Bjs e boa semana!

Luís Galego disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Galego disse...

diga-se o que se disser, é quase impossivel resistir ao charme destas músicas...tb vi o filme e tb me diverti....voltando ao filme, é de realçar que um dos maiores sopranos da actualidade - Anne Sophie Von Otter - gravou muito recentemente um cd apenas com músicas dos ABBA...embora num registo lirico, mas ainda assim mantendo o essencial das melodias.

RENATA CORDEIRO disse...

Com certeza, vou vê-lo. Tenho todos os Cds dessas músicas "antigas", do meu tempo. Antes tinha as gravações em vinil, agora as tenho em CD. Adoro!
Já voltou de férias, Paula? Esqueceu-se dos amigos? Fiz um post mais leve, mais fácil de baixar. Gostaria de saber a sua opinião quanto à forma e ao conteúdo. Conto com vc.
Um beijo,

wwwrenatacordeiro.blogspot.com

Oliver Pickwick disse...

Gostei do "revivalismo". Sabe que sou seu fiel "assistidor" dos filmes que comenta aqui. No entanto, deste não gostei muito.
Talvez por conta da minha essência rocker-xiita que torce o nariz para estes popzinhos dos 70's, 80's, carentes de virtuose musical.
Um beijo!

Oliver Pickwick disse...

P.S.: desconfio que a Blue Velvet recebe "algum por fora" pra falar bem dos espetáculos da Broadway. Não suporto aquele glamour-para-turista-ver. ;)

P.P.S.: se ela ler isso, manda um vírus pra o meu pc. ;)

Paula Crespo disse...

Renata,
Pois é, voltei...
Irei. Um bom fim-de-semana!
Bjs

Paula Crespo disse...

Oliver,
Já sabia que você não gostava de musicais, mas daí a ter propensão para o terrorismo... ;);) Adorei!... Mas, se quer que lhe diga, do que ouvi das suas músicas não me parece nada xiita... :)Em que ficamos!?
Bjs

Paula Crespo disse...

Luis Galego,
Bom, charme não direi. Antes divertimento e, principalmente, músicas com muito sol.
Bjs

Nelinha disse...

De facto uma lufada de ar fresco neste ambiente acinzentado em que vivemos.

Fomos em excursão. Éramos 19. 3 filas só para nós:
Os filhos entre os 12 e os 20 à frente: adoraram e desde aquele dia só cantam Abba. Como referiu: Absolutamente transversal!
Os pais na fila de trás, mais discretos, apreciaram contidos.
As mães…beeemmm… Grandes malucas! Cantaram, fizeram coreografias, bateram palmas e divetiram-se à grande. Estávamos sem dúvida a reviver os nossos anos 80.

Enfim: Um filme delicioso, com riso, alegria, música e Merill Streep ( que ainda por cima canta bem). O que é que poderíamos querer de melhor para um final de Verão.

Quanto ao blog, gostei e vou passando por cá.

Nélinha

Paula Crespo disse...

Manuela,
Tenho de confessar que, depois do filme, ainda acabo enjoando os ABBA, de tanto os ouvir...! :)
Seja bem-vinda e volte sempre!!
Bjs

P.S.: As "mães" são sempre mais...expansivas, eheh! :)