domingo, 15 de junho de 2008

A avó Alexandra

Depois de um dia de sol desperdiçado em casa, entre afazeres diversos, decido-me por uma ida ao cinema. Quase por acaso sai o King em sorte e Alexandra. Este filme russo, de Alesander Sokurov, com Galina Vishnevskaya - a cantora de ópera - como actriz principal, conta-nos a história de uma avó octogenária que visita o neto, oficial do exército russo, na frente de batalha da segunda guerra com a Chechénia. Estranho cenário para uma senhora idosa.

Alexandra é uma história sobre a guerra, mas em que os seus sinais não se traduzem pelos disparos da artilharia, ou a explosão das bombas, ou o sangue dos feridos. Antes são sinais subtis. Revelam-se nos olhares e nos rostos dos jovens militares russos; nos silêncios baços dos civis chechenos; na tristeza e no desalento de todos. Esta avó que deambula por entre este cenário árido, com uma força e uma determinação que contrastam com o seu passo incerto, de quem carrega tanto ano, parece querer trazer consigo alguma normalidade, um toque de civilidade; ser o rosto da família e do carinho, distante daqueles que por lá habitam.

Todas as cenas são simples, sem dramatismos excessivos, mas muito belas e plenas de significado. Uma história contada ao ritmo de uma avó, uma narrativa que vai desvendando, aos poucos, o seu propósito, como que levantando suavemente o véu e deixando-nos espreitar o estado de alma do povo russo.

Saio do cinema com a sensação de ter visto um filme de qualidade. Ainda na memória a atmosfera densa do filme. Atravesso a cidade e vou jantar e, uma vez mais, o acaso dita o rumo: nada melhor do que uma noite de sevilhanas para regressar de novo à vida! Ele há dias assim...

17 comentários:

Capitão-Mor disse...

O cinema russo já me proporcionou excelentes momentos.Parece-me uma boa proposta a descobrir...

Desejo-te uma boa semana!

Paula Crespo disse...

Capitão,
E é mesmo. Já vi vários filmes russos,, se bem que não tenha memorizado os nomes dos realizadores. À excepção do clássico Eisenstein e do seu inesquecível Que viva México!
Boa semana!

Jorge P. Guedes disse...

Olá, Paula!

Pela descrição, parece-me tratar-se de um filme apetecível sobre uma temática actual e sem exploração de sangue e tiros.

Um abraço, Paula.
Jorge P.G.

Paula Crespo disse...

Jorge,
Sim, vale a pena. E sem sangue... ;)
Boa semana!

mariam [Maria Martins] disse...

teve um dia fantástico! com "salero" e tudo!

um filme a ver, sem dúvida, e se a protagonista canta... melhor ainda...

bom Domingo
uma óptima semana
um sorriso :)

Paula Crespo disse...

Mariam,
Retribuo-lhe o sorriso :)... e o resto!
Bjs

Luis Eme disse...

quase que me convenceste, a ver a avó Alexandra, no cinema, Paula...

se não fosses tu, nem sabia que o filme existia...

Paula Crespo disse...

Luis Eme,
É bem capaz de passar despercebido: King movies...

Anónimo disse...

Quem não adora avózinhas, bem- dispostas e ternurentas?
E se a tudo isto aliam e transportam uma determinação que
falta aos mais novos?
Uma boa semana, para si

Paula Crespo disse...

LB,
Estou mesmo a pensar em começar a cobrar comissão às distribuidoras... :):)
Bjs

Paula Crespo disse...

Agry White,
E esta tem carrapito e tudo! Bem nos moldes do estereótipo... ;)
Boa semana!

Luís Galego disse...

cruzámo-nos entre sessões, e estamos de acordo quanto ao filme. Tambem escrevi sobre ele, mas não destaquei dois momentos muito, mas muito belos: a última conversa (afectos, tensões) com o neto e a amizade que estabeleceu com a velha chechena. Estes 2 momentos foram de uma sensibilidade que só um cinema inteligente consegue registar.

Tambem confesso que quanto te vi à porta do cinema me disseste que o filme tinha sido bom, fiquei desde logo esclarecido.

Bjs

Paula Crespo disse...

Luis,
E destacas bem, esses dois momentos são, de facto, especiais: os diálogos, se bem que simples e directos, são de grande eloquência.
Bjs

Ka disse...

Estas duas ultimas semanas falhei na ida ao cinema e tenho uma data deles para ver. Mas fico bastante curiosa com a tua descrição :)

Beijos

Paula Crespo disse...

Ka,
Acredito, eu também tenho vários em espera...
Bjs

Sr do Vale disse...

Querida Paula,
Talvez intencionalmente, me remeteste ao filme, ou as entrelinhas deste, não sei se pela maneira como incorporastes a história ou se pela fluidez das palavras, poucas mas significativas, de quem saiu sem espectativa e retornou com um mundo novo em sí.

Abraços.

Paula Crespo disse...

Sr do Vale,
De facto, foi uma agradável surpresa, este filme.
Um excelente fim-de-semana!