Lembro-me bem da notícia. De manhã, acordava com o alarido na rádio, que gritava Lisboa está a arder! - qual Roma de Nero. Nunca mais me vou esquecer do arrepio sentido, da confusão, da angústia deste acordar aflito. Não de um medo físico, já que não morava perto, mas de um medo de alma, de coração, da cidade que adoro. Parecia imparável o fogo que deflagrou pela madrugada e que se agigantava, comedor sôfrego de uma Lisboa antiga, da Lisboa queirosiana ou de Pessoa, da dos romances da escola que, felizmente, éramos obrigados a ler. O medo de que desaparecesse toda essa memória de ruas estreitas e cafés de tertúlia, da Lisboa das vozes do passado, cantada por tantos.
Passados 20 anos, impõe-se recordar. Como se possível fosse esquecer…
Passados 20 anos, impõe-se recordar. Como se possível fosse esquecer…
8 comentários:
lembro-me bem da notícia. Estava na casa da minha tia, no interior, um dia tão quente que nos colávamos ao sofá. A notícia deixou-me apavorada.
Conheci o Chaido um mês antes do incêndio e queria muito ir lá de tantas referências nos livros, principalmente nos de Eça de Queiroz, e só posso dizer que amei.
Amiga em férias, fiz novo post porque durante aquele tive dias horríveis. È longo e não precisa ser lido na íntegra. Vc presiona tecla "Page Down", que todo computador tem, e vai para onde quiser. Leia ou veja o que quiser. Se tiver interresse em mais coisas, o post está lá, basta voltar outra hora.
Um beijo,
Renata
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
No final do post, no meu jardim cheio de rosas, pus uma casinha e um banquinho para as pessoas descansarem e depois irem ao meu castelo.
Paula, relatas um momento com sentimento, um momento que eu não sabia que havia acontecido, de uma Lisboa que nem me passa pela cabeça.
abraços.
Também me lembro! Foi por essa altura que comecei a acordar ao som da TSF...
Violeta,
Obrigada pela sua visita. Volte sempre :)
Renata,
Conheceu? Pois agora está um pouco diferente, remodelado.
Bjs
Sr do Vale,
Então tem de pensar em vir até cá. Acho que vai gostar :)
bjs
Lb,
Então, aguardava relatos de mais desgraças?!... Eu lembro-me da TSF surgir, mas já não recordo a data.
Enviar um comentário