sexta-feira, 23 de maio de 2008

E toda a ganância será castigada...

... E não será esta a moral de todos os filmes de aventura? A caça ao tesouro, seja ele o ouro ou o conhecimento e poder absolutos, em que o herói - porque inteligente, sensato e sensível às coisas do passado - compreende que mais vale preservar os tesouros antigos em vez de tirar deles partido em proveito próprio. Se não for esta a moral de todos os filmes de aventura é, pelo menos, a desta saga.

O regresso do herói, após cerca de duas décadas de hibernação. Um dos aspectos que mais me atrai na saga é a opção por um enredo analógico, em contraposição com o digital dos recentes filmes de entretenimento. Justificado talvez pela datação dos primeiros filmes, nos inícios de 80, em que o recurso aos efeitos especiais era apenas emergente e ainda não estava tão desenvolvido. Mas, e apesar disso, muito mais uma opção estética do que propriamente técnica, penso eu.

Spielberg mantém a velha fórmula, com as inúmeras sequências de mirabulantes perseguições e cenas de pancadaria e soco em abundância. O um contra todos, o bem contra o mal. À mistura, pinceladas dos velhos gags, pequenas notas de humor que tão bem caracterizavam esta série de aventura. Não deixa de ser enternecedor ver que, nos dias de hoje, se fez um filme com base nos velhinhos ódios da Guerra Fria, se ressuscitou o cliché, assistindo-se à condenação dos russos perante a "moralidade branca" dos americanos... Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, e este argumento - que já não convence ninguém - serve de cenário a mais uma aventura de Indy, o herói charmoso e inteligente que qualquer um de nós acompanharia até ao fim do mundo...

Reviver o passado em Indiana Jones: se não nos faz mais saltar na cadeira nem suster a respiração, tem, no entanto, o brilho suave da nostalgia. Uma doce lembrança.

15 comentários:

Luis Eme disse...

tem sim...

um dia destes vou vê-lo com o meu filhote...

Leonor disse...

ora aqui está um filme que vou ver de certeza... fiquei fã desta série em que se tentava dar um herói que não tinha que ser super mas antes saia da Universidade, onde leccionava arqueologia...

beijos, bom fim de semana

andas muito preguiçosa a postar...

Paula Crespo disse...

Lb,
De mansinho, sim... ;)
Bjs e boa semana!

Paula Crespo disse...

Luis Eme,
Bom filme, então, e boas aventuras ;)

Paula Crespo disse...

Leonor,
É mais uma preguiça forçada, mas vá...
Bjs

Oliver Pickwick disse...

Concordo com a sua afirmação quanto a moral dos filmes de aventura. Também, gostei do "enredo analógico". ;)
Um beijo!

paulofski disse...

Assim mais ou menos como me senti hoje de manhã quando regressei ao serviço. Uma grande aventura.

Beijinho

Paula Crespo disse...

Oliver,
Gostou?? Analógico versus digital, o de agora... pode ser uma etiqueta como outra qualquer, não acha?!...;))
Beijos!

Paula Crespo disse...

Paulofski,
E ainda falam de rotina... é a loucura do dia-a-dia, isso é que é!... ;))
Boa semana (com ou sem aventuras, como preferir...)

Anónimo disse...

Olá,
Adorei seu blog, muito interessante e com ótimos textos...
Se tiver um tempo, espero sua visita no meu Louco Por Pés...!!

Bye,

Ricardo Jansen
www.loucoporpes.blogger.com.br

Ka disse...

Este filme acho que o vou deixar para ver no conforto do sofá :)

Tenho curiosidade em vê-lo mas ainda tenho uma data deles em atraso :P

Espero que esteja tudo bem contigo.
Beijos

Paula Crespo disse...

Ricardo,
Obrigada pela sua visita e volte sempre! Irei visitá-lo, concerteza :)
Boa semana!

Paula Crespo disse...

Ka,
Eu também tenho alguns em lista de espera...
Tudo bem, felizmente.
Beijos e boa semana!

Capitão-Mor disse...

É o regresso de um dos grandes heróis da minha pré-adolescência!!! Eu gostei e Harrison Ford impressionou-me com a sua boa forma aos 65 anos!

Paula Crespo disse...

Capitão,
Penso que Os Salteadores da Arca Perdida é imbatível, até pela época em que surgiu. Batia-se palmas e davam-se saltos na cadeira, naquela época! Hoje já não é assim, claro, mas o Harrison Ford ainda mantém o seu charme e faz um bom papel.
Boa semana além-mar! :)