Continuando na senda do fotojornalismo, descobri recentemente este fotógrafo mexicano, também ele escritor, cujo verdadeiro nome era Juan Nepomuceno Carlos Pérez Vizcaíno. Nascido en Sayula, Estado de Jalisco, a 16 de maio de 1917, faleceu em 1986, na Cidade do México.
O povo mexicano aqui retratado neste portfolio, representa um México campesino e indígena, captado pela lente do artista, entre meados da década de 40 e meados da década de 50, do século XX.
Só em 1980 Rulfo acede a expor, pela primeira vez - uma selecção de cerca de 100 fotos, dos milhares que terá tirado. Como relata María Paulína Ortíz, "El mundo que Rulfo busca en sus fotografías es el mismo del que habla en su literatura. Tiene su misma temperatura, sus sombras, sus silencios, su tranquilidad. Tiene su magia y su melancolía. "
7 comentários:
Boa descoberta. Um trabalho fotográfico notável.
Esse Juan Rulfo, eu não conhecia. Parabéns, Paula, por postar essa sequência fantásticas de fotografias.
Um beijo, e tenha a melhor das semanas!
consultei o portfolio e fiquei bastante agradado. O mundo da fotografia é um espaço que pretendo explorar, do ponto de vista do espectador, claro está.
artur.s
Seja bem-vindo a este espaço!
Resto de uma boa semana!
oliver pickwick,
Pois, também eu não. Mas gostei muito da intensidade dramática da sua fotografia e fiquei curiosa para conhecer o escritor...
Boa semana!
luis,
Pois eu gostaria de o explorar em ambas as vertentes... ambições!
Bjs
Já conhecia o Juan Ruflo escritor maravilhoso do mágico Pedro Páramo, agora tomei ciência do fotógrafo. obrigado
Enviar um comentário