quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Crescer de forma consciente: a desconstrução de um mito


Imagem tirada daqui


A educação sexual nas escolas é um tema que já atingiu a maioridade. É, por assim dizer, um jovem adulto que, no entanto, continua iletrado. E iletrado porque, na realidade, nunca o levaram à escola. Desse lugar apenas conhece a entrada ou, melhor dizendo, apenas sabe que a escola existe, sonha com ela até, mas continua a ser o patinho feio das disciplinas leccionadas. Filho de uma família numerosa, com muitas matérias, continua esperando, no fim da fila do fundo atrás das outras disciplinas, as tais que, essas sim, são dignas de verem a luz do dia.

A propósito da educação sexual nas escolas – ou da falta dela -, chamo a atenção para uma entrevista de Manuel Damas, sexólogo e formador na área da educação sexual, publicada em educare.pt. Devo dizer que concordo com tudo o que lá foi dito e que por isso mesmo me escuso de tentar discorrer sobre o tema, dando a palavra a quem percebe do assunto. Apesar da razoável dimensão do texto, não desistam de o ler porque vale bem a pena. Aqui fica.

4 comentários:

CPrice disse...

"Na realidade, a grande maioria quer que se fale dos assuntos até porque isso afasta da sua esfera de competência uma matéria que para eles lhes é difícil abordar."

Acho que este parágrafo diz também muito de nós, pais, da geração a que pertenço.
Felizmente, e ainda que não questionada sobre disciplinas como Física ou Matemática, não deixo em crédito alheio aquilo que considero fundamental a minha filha aprender .. comigo.

:) Gostei Paula *
Bjs

Paula Crespo disse...

Cat,
Claro que a Família prefere "chutar" para a Escola essa responsabilidade. A hipocrisia está precisamente aí, até porque, em muitos casos, é a própria Família que torçe o nariz a que estas matérias sejam faladas na Escola... E uma coisa não invalida a outra: pode-se falar e aprender, tanto na Escola como na Família.
seja como for, a importância disto ser dado na Escola é precisamente porque a Família não cumpre aí o seu papel. Isto em termos genéricos, claro. E é um assunto demasiado importante para ser ignorado. Além de que já vai sendo tempo de matar os falsos pudores que lhe possam estar associados, já que, como se infere do que diz - e bem - o autor da entrevista, é natural, dá saúde e faz crescer... :)
Bjs

CPrice disse...

Assino! ;)

Paula Crespo disse...

Cat,
:):)
bjs